Carnaval

O que é o Carnaval?

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo, isto é, não é um feriado oficial, estando a sua aplicação a cargo dos municípios (para trabalhadores públicos) e das empresas (para trabalhadores do sector privado).

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da Primavera.

No entanto, com o aparecimento do Cristianismo, o Carnaval perdeu um pouco do seu carácter simbólico e místico.

Os bailes de máscaras foram criados na França, apenas por volta do século XVII, mas rapidamente ficaram populares em outros países europeus.

Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza).

Tradições de Carnaval

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.

As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.

Desfiles de Carnaval

Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Funchal, Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão.

Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a diferentes níveis, desde o futebol, passando pela televisão, pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.

História do Carnaval

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano. No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. 

O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.

Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".

O Carnaval de Trás-os-Montes

São várias as tradições de Carnaval, em Trás-os-Montes. Cada Aldeia e cada Vila tem os seus costumes e as suas tradições mas, sem sombra de dúvidas, todos festejam da forma mais efusiva o Carnaval.

Em Trás-os-Montes é celebrado em várias aldeias dos concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros (especialmente Podence) e Vimioso, e no Alto Douro em Lazarim no concelho de Lamego.

Algumas festas de carnaval:

Festa de S. Estêvão e caretos de Ousilhão (Ousilhão, Vinhais - 25 e 26 de dezembro )

Festa de S. Estêvão (Torre da D. Chama, Mirandela - 25 e 26 de dezembro)

Chocalheiro de Bemposta do Mogadouro (Bemposta, Mogadouro - 26 de dezembro e 1 de janeiro)

Festa de Reis (Salsas, Bragança - 1 e 6 de janeiro)

Carnaval de Podence (Podence, Macedo de Cavaleiros - domingo gordo e a terça-feira de Carnaval)

Carnaval de Lazarim (Lazarim, Lamego - terça-feira de Carnaval) 

O Diabo, a Morte e a Censura de Bragança (Bragança - quarta-feira de cinzas)

A Morte e os Diabos de Vinhais (Vinhais - quarta-feira de cinzas)

©2020EBIzedaTIC atualizado em março de 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora